Fotógrafos e os ecos de suas falas

Eu tenho ouvido ou lido grandes fotógrafos em suas citações sobre a fotografia e neste tempo todo, que em alguns, eu percebi que tenho a mesma fala mesmo não sendo contemporâneo deste ou daquele profissional. Isso porque todos têm uma coisa em comum, pensamos fotografia indo além do click. Buscando uma fotografia que está inserida dentro de um conceito e não contida no simples ato do registro fotográfico tão somente.
Este pensar fotografia através destes grandes nomes da fotografia e suas citações será nossa próxima pauta de textos para uma imersão neste universo do Pensar fotografia.
A primeira citação que resolvi para e refletir foi de Henri Cartier Bresson, que nos fala, uma entre tantas citações a seguinte:
“- Fotografar, é colocar na mesma linha, a cabeça, o olho e o coração “
Isso a fotografia faz um alinhamento absoluto do homem com o seu redor de modo muito completo quando traz esta visão de pôr num alinhamento perfeito, o olhar, o técnico e o emocional e tendo como resultado o contar de uma historia ou escrever a sua própria historia através da escrita luminosa, como eu gosto de chamar a fotografia. Isto porque a fotografia é na sua raiz etnológica: Escrever com luz ou grafar com luz. E sendo assim, tem uma narrativa própria que vai muito além da imagem tecnicamente bem-feita. É preciso compreender que a foto grafia ela traz em si, técnica, olhar e emoção do fotógrafo ou no mínimo da situação reportada através de suas lentes.
Quando Bresson vem nos falar deste alinhamento; ele nos lembra que antes de técnicos somos humanos e que usamos a técnica como ferramente e não como fim em nossa criação. E isso fica bem claro com os pintores do impressionismo que começam o caminho da libertação dos estúdios e vão retratar o simples, o cotidiano, mas agora com um desafio que é trabalhar com uma luz em constante mutação a cada segundo no ar livre. Observar o comportamento da luz sobre os mais diversos corpos, faz com que eles sejam os precursores de uma fotografia realmente pensada e sentida em seu todo.
Vamos pensar neste alinhamento proposto por Bresson e compreender que por mais técnico que possamos ser, se não houver o alinhamento do homem como um todo nem uma arte ou afazer tem plena qualidade, isso porque o homem não está em seu todo presente em sua criação.
Paulo Santana

Cartier Bresson - Foto Wikiart Internet





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