Uma fotografia bem escrita, com uma bela composição e uma manipulação adequada para situação...um bom trabalho de edição.

Sim a edição vai além da realidade e isso é fato, neste caso mexe com o real e vai direto para o imaginário e nesse caso é a intenção.
Esta foi minha critica e comentário em um grupo de fotógrafos amadores a uma foto e segue o texto...
A fotografia ela não deve ser vista como 50% edição, 25% fotógrafo e 25% inspiração por exemplo.
A fotografia é 75% fotógrafo e 25% edição e tudo o mais.
Não sou contra edição e sim contra a fotografia, que é pensada apenas para a pós produção, a fotografia a aonde a realidade é posta em segundo plano, aonde não conseguimos mostrar o belo como ele simplesmente existe, precisamos mudar as cores e tons, tratar a pele e deixar uma pele linda e irreal, quando podemos deixar uma pele linda apenas pondo a luz de modo adequado ou buscar o ângulo que favoreça esta beleza. Por isso falo tanto em pensar fotografia. Fico a imaginar como Cartier Bresson era capaz de fazer apenas com uma câmera e uma lente 50mm e capturar momentos tão únicos sem um photoshop e vendo o resultado só depois da revelação e uma prova de contato. Hoje a facilidade de de fotografar nos furta um pouco de buscar o momento decisivo como Cartier buscava e tantos outros fotógrafos faziam e ainda muitos fazem... Não vamos deixar a edição de lado não, mas vamos pensar mais na fotografia do que na pós e tenho certeza que a pôs será mais suave e muito mais bela, pois para mim a mais bela edição e a quela que não percebemos, apenas vemos que a foto está muito bela e tem algo especial que não conseguimos perceber o que e isso e a edição.
Parabéns, à todos s editores que muitas vezes salvam nossos trabalhos e outras trazem emoção maior a nossa escrita.
Mas vamos Pensar Fotografia, mais e mais!!!
Paulo Santana






Comentários

Postagens mais visitadas