A Fotografia Documental
A
fotografia documental é baseada em um olhar mais atencioso e
comprometido do fotógrafo, além de ser bastante investigativa em
relação a uma determinada história que precisa ser contata através
de uma imagem. Esse tipo de trabalho costuma estar envolto em
delicadeza e esbanjar sentimentalismo. Com a fotografia documental,
você é capaz de captar o essencial de uma pessoa ou de um objeto,
registrando sentimentos e histórias no geral. Esse ramo da
fotografia é bem parecido com o fotojornalismo. Para saber mais
sobre ele, acesse esse guia completo que preparamos para você!
Diferente do que algumas pessoas acham, nesse tipo de clique você
possui pouco ou nenhum controle sobre os seus resultados. Isso
acontece porque você precisa contar histórias através de uma
imagem. E, muitas vezes, essas mesmas histórias são reservadas para
palavras. Além disso, o fotógrafo costuma ter apenas uma chance de
registrar um determinado acontecimento. Nesse artigo você encontra
tudo o que precisa para arrasar nesse tipo de fotografia. A
fotografia documental, anda paralela a fotografia jornalística,
ambas retratam a realidade. Mas existe uma sutil diferença entre
estes dois estilos. A fotografia jornalística ela tem a missão
objetiva de informar o fato de modo objetivo e de momento imediato,
mesmo quando é uma série de fotos formando uma matéria. Já a
fotografia documental em si tem uma visão mais voltada para o
questionamento, não é meramente informativa ela é provocativa, ela
traz discussões a baila. Ela pode ser sobre qualquer temática. Este
estilo de fotografia, ou linguagem fotográfica, traz em si um
conceito de retratar de maneira provocativa a realidade a partir da
ótica do fotógrafo que está a documentar determinado tema. Na
verdade, em muitas vezes os valores pessoais do escritor luminoso,
fotógrafo, estão inseridos na escrita deste ou daquele tema. A
fotografia documental chega a ser uma provocação ética, um
questionamento moral e de denúncia de situações que muitas vezes
são ocultas da maioria das pessoas. A fotografia documental, na
atualidade segue algumas vertentes e características da estrutura
clássica da visão do documental. E esta estrutura está lincada a
raiz lá do final do sec. XIX com o trabalho de alguns fotógrafos
que começaram este estilo de fotografia que, com certeza, ia: - Além
do click…Como costumo falar em minhas aulas de fotografia. E esta
linguagem fotográfica e estilo, é aonde percebemos a
responsabilidade que temos nós enquanto fotógrafos com a realidade
que estamos eternizando. Por este motivo que falo que muito mais que
aprender somente a questão técnica é algo muito raso, precisamos
formar Fotógrafos com F maiúsculo. Atores atuantes dentro do meio e
não somente de um ente alheio a realidade que está a retratar. Como
exemplo de representantes início do fotodocumentarismo, quero
destacar John Thomson que viu na fotografia um instrumento para
documentar e intervir na sociedade com uma fotografia que fosse
denunciadora da realidade que o pais estava passando com o inicio da
industrialização, a partir desta visão podemos dizer que nasce o
conceito do realismo social ligado a fotografia e assim começa a
jornada da fotografia documental. Como foi dito, é uma fotografia
que está com a função de ser provocativa, esta provocação é uma
questão ética de tomada de consciência e então podemos ter a
clara visão do papel do fotógrafo que Pensa a Fotografia, como algo
que vai muito além da técnica. A fotografia documental, vai além
do simples questionar ou provocar o pensamento crítico sobre temas
considerados comuns... Traz coisas que vão além que estar no nível
mediano do dia a dia, a fotografia documental perpassa por todas as
áreas humana, esporte, ciência, comportamento e muito mais. Existem
fotógrafos que fizeram grandes narrativas documentais indo pelo
caminho da do social e comportamental como Sebastião Salgado,
fotógrafo brasileiro, que cobriu o maior fenômeno de mineração no
Brasil do sec. XX Serra Pelada, aonde milhares de homens se lançaram
no garimpo do ouro numa mina a céu aberto e Lewis Hine, sociólogo
americano, que veio a se tornar fotógrafo do Comitê Nacional do
Trabalho infantil. Cobriu os Estados Unidos da América, registrando
a exploração das crianças que trabalhavam, em fábricas de fiação
e nas minas de carvão e também nas áreas agrícolas. Estes são
dois exemplos de fotógrafos que revelaram momentos graves de uma
realidade existente, mas que poucos conheciam, com este olhar crítico
que ambos trouxeram. Existem também alguns fotógrafos
documentarista na área dos conflitos sociais como uma guerra, por
exemplo, temos o grande Robert Capa, que cobriu com maestria a
segunda grande guerra. Suas fotos tornaram-se ícones na fotografia
documental de guerra e é dele a máxima, “- Se suas fotos não são
boas o suficiente, então você não está perto o suficiente...”.
Isso eu acho que faz cm que pensemos o quão próximos da realidade
que fotografamos devemos estar para passar a emoção do contexto
para quem vai ler nossa narrativa visual. Sempre pensei muito nesta
questão quando fazia minhas matérias videográficas para tv, eu
tinha a necessidade de pôr o espectador dentro do ambiente que eu
estava reportando através de minha imagem e acho que era esta a fala
do Capa. E também temos nosso representante brasileiro o fotógrafo
de guerra, André Liohn natural de Botucatu, interior de São Paulo.
Este jovem fotografo se encantou pela fotografia e se aventurou a
tentar a vida na Europa e oriundo de uma família de classe baixa e
chegando aos trinta anos focou na fotografia sua profissão. E verteu
para o universo documental e de guerra, aonde registrou a brutalidade
da guerra. Em Misrata, na Líbia documentando rebeldes que tentavam
por abaixo Muarma Kadafi e seu regime, rendeu a Liohn o Prêmio
Robert Capa Gold Medal Award, que vem a ser o mais importante prêmio
de fotografia de guerra no mundo. E como eu coloquei anteriormente ,
André vem confirmar que para se realizar um boa foto precisamos ir
além do click, é preciso por emoção entender cada momento que
temos a nossa frente e a nossa responsabilidade com esta narrativa
que estamos a escrever com nossas câmeras. A fotografia documental
tem uma força muito maior do que imagina, com ela denunciamos e
apresentamos ao mundo uma realidade muitas vezes oculta pelo poder
publico até mesmo pela mídia por não ser de “interesse”
social, ou seja, o foto documentarista nos apresenta através de seu
sentir facetas da múltiplas de uma realidade. A seguir as fotos
destes fotógrafos maravilhosos e suas escritas que marcaram e
eternizaram um momento histórico...
Paulo
Santana
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Foto de Andre Liohn |
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Foto de Andre Liohn |
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Andre Liohn |
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Foto de Lewis Hine |
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Foto de Lewis Hine |
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Lewis Hine |
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foto de Robert Capa |
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Foto de Robert Capa |
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Robert Capa |
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Sebastião Salgado |
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Foto de Sebastião Salgado |
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Foto de Sebastião Salgado |
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