Fotógrafos de além mar.
ADE ADEKOLA
Artista contemporâneo nascido na Nigéria. Suas obras, isso mesmo obras, pois a fotografia é uma tela preenchida com luz e o pincel é a câmera fotográfica. Como estava a narra a sua obra colocam em cheque todo um processo de mudança cultura, percebida com as migrações e a globalização que se faz realidade cada vez maior. E ele retrata isso através de sua escrita luminosa.
Como certeza como foi colocado pelo site: www.retroafrica.art, ele é um fotógrafo experimental, ele rompe com a clássica fotografia e vai para uma jornada criativa maravilhosa, em sua escrita luminosa, sem perder as raízes da fotografia clássica.
Com este processo criativo ele vem criando uma representação contemporânea da cultura Nigeriana, quando necessário ele chega a criar uma nova têxteis, mosaicos de pedras preciosas a partir de
Ade é melhor descrito como um fotógrafo experimental. A fotografia experimental oferece formas alternativas de representações que rompem com as interpretações clássicas. Isso muda a fotografia para um meio mais flexível (como, digamos, música ou literatura). Nos últimos anos, ele redirecionou sua prática para a criação de representações contemporâneas da cultura nigeriana tradicional e urbana. Ele cria, por exemplo, novas expressões de têxteis tradicionais, mosaicos de fotos de pedras preciosas cintilantes a partir de imagens etnográficas. Dentro de seus projetos visuais ele consegue um jogo maravilhoso de formas e cores dentro de uma fotografia que vai além do click.
A sua fotografia vai muito além da técnica básica da arte da fotografia.
Ouso chamar de foto-modernidade, uma fotografia que vai além das convenções que vivemos sendo bombardeados pelos tecnicistas da fotografia, que esquecem de valores extras que estão inseridos na fotografia. E que estes são os mesmos valores que estão inseridos na arte como um todo.
A relação com as cores e o contrataste em suas obras dão um tom único e pessoal a seu trabalho de arte que vai além do click com certeza
Sua obra questionadora como é claramente percebido no ambienta da fotografia. Adekola mora em Lagos. Expõe como artista conceptual desde 1992 e desde 2005 documenta e é um documentarista da cultura Nigeriana desde 2005 com varias exposições sempre com seu toque de fotografo autoral.
(Baixo podemos ver algumas destas obras maravilhosas de intervenção fotográfica.)
Comentários
Postar um comentário