A MULHER NA FOTOGRAFIA PARTE I

A mulher está inserida nos mais diversos campos da vida humana, assim como o homem, mas há uma diferença grande.
A mulher ela em si é geradora de vida e sonhos além de ter espaços conquistados a duras penas e continua nestas duras penas quando no fim de mais uma jornada profissional, começa a segunda ou terceira jornada em seus lares.
Mas graças a esta condição de geradoras, elas conseguem “gerar” tempo, pois algumas ainda em meio a este turbilhão chamado vida ainda encontram tempo de fazer arte e nos inspirar dia a pós dia.
Agora quero falar da mulher em uma arte específica que é a arte de escrever com luz, histórias reais ou fictícias, tristes ou felizes, mas que com certeza o olhar único e sensível da mulher consegue transcrever as emoções através da luz refletida.
Vamos ver alguns nomes de mulheres na história da fotografia.
O primeiro nome que falo aqui é o nome de Constance Talbot, uma importante personagem na história da fotografia por dois pontos específico.
Constance foi casada com William Henry Fox e junto com ele ela ajudou no desenvolvimento do papel fotossensível no século dezenove.
O segundo nome que quero destacar nesta nossa “viagem” através da história de mulher na fotografia é o de Antinieta DeCorrevont. Ela foi a primeira mulher a trabalhar profissionalmente com a fotografia, abrindo um estúdio fotográfico em 1843.
Já no Brasil o primeiro nome da lista das fotógrafas brasileiras é; Gioconda Rizzo nascida em São Paulo no final do século dezenove. Ela começou na adolescência a seguir os passos do pai na fotografia. Trabalhou com seu pai em um estúdio conhecido como Estúdio Rizzo, mas em 1914 ela abre o Photo Feminina seu estúdio próprio. A época seu trabalho era voltado para o retrato algo não muito comum, já que o que predominava em termos de fotografia era a fotografia de corpo inteiro.
Esta é a primeira parte desta viagem sobre a mulher na fotografia, aonde tiremos uma visão superficial e breve apresentando algumas mulheres que trouxeram enorme colaboração nesta arte e também nos inspiram a ir muito além na jornada de escrever com luz nossas histórias e não só escrever mas, contar histórias é nossa missão.
Vocês pessoas amantes da escrita luminosa aqui é nosso esaço de repensar a fotografia e vivenciar uma fotografia além do clic e da técnica.





Comentários

Postagens mais visitadas