O Hoje e... a fotografia registrando a história.
A fotografia é a ferramenta que tem nos proporcionado a guardar a história de modo tão vivo e real...
O fotojornalismo, veio fazendo este papel de nos revelar a história que nos cerca, muitas vezes sendo a voz daqueles que estão invisibilizados e ou esquecidos pela sociedade que os cercam. Durante todos estes anos o fotojornalismo esteve lado a lado com o a fotografia documental, a e diferença é uma linha tênue. No fotojornalismo é uma coisa mais imediata, aonde não está implícita a visão crítica do fotógrafo e sim o simples fato de retratar o momento e se encerra na foto em si. Mas esta mesma informação quando é vista a partir do olhar crítico e pessoal do fotógrafo tende a ir para o espaço documentarista e aí não é mais uma foto isolado, mas uma sequencia sobre o fato então é só mais a informação direta e simples, está nos conduzindo a uma reflexão sobre este ou aquele tema.
Vamos falar, um pouco, sobre o fotojornalismo e a sua importância dentro da sociedade e cultura.
O fotojornalismo começa a dar seus primeiros passos no meado do sec. XIX, quando alguns fotografos usavam suas imagens para retratar a realidade simples e crua e assim começa a jornada do fotojornalismo, que vai além da arte, pois passa a ser mais um meio de informação e que simplesmente nos revela a realidade, mas mesmo assim esta realidade pode ser interpretada ainda.
Quando chegamos ao Sec. XX , o fotojornalismo passa a ter um peso muito importante na informação, pois não somente o texto nos "transporta" para a "realidade" do fato. Propositadamente deixei os termos , transporta e realidade, entre aspas porque este transportar e esta realidade são a partir do olhar daquele que nos narra o fato, ou seja, na verdade não refletem a realidade in loco e sim a impressão de quem esteve no momento que está sendo narrado e vamos viajar em suas impressões... A fotografia, neste momento, nos traz de alguma maneira a realidade visual do momento narrado, através do texto jornalístico. Este texto faz parte de um universo por demais pessoal e sobre o me4smo fato podemos ter múltiplos olhares e pontos de vista, mas uma fotografia, no jornalismo, ela simplesmente é o que está sendo apresentado. Mas hão de dizer, que cada pessoa pode interpretar a foto a partir de seu ponto de vista e hei de concordar, porém a imagem (não manipulada) é o que é em si e ponto (estilo : contra fatos não há argumentos) e é isso que o fotojornalismo nos apresenta a realidade sem outras leituras. A legenda que acompanha a foto, nos leva a ver de modo mais objetivo a informação que a foto nos passa, como por exemplo quem são as pessoas na fotografia exposta na folha de um periódico (jornal), impresso ou digital.
Uma breve viagem pelo séc. XX podemos entender a força e o papel de relevante importância da fotografia na construção, ou melhor, na preservação iconográfica da história até os dias de hoje.
Segundo alguns autores, o século vinte, foram cem anos que equivaleram a um milênio, tamanho foi o desenvolvimento alcançado durante estes cem anos. E eu, ouso dizer, que dentro destes cem, tivemos os quarenta anos mais evolutivos dos últimos 2000 anos. Tivemos saltos tecnológicos e sociais únicos. E com a fotografia não foi diferente e muito menos em suas múltiplas linguagens e dentre elas o fotojornalismo.
O fotojornalismo esteve presente de modo muito claro em todos os momentos marcantes desde que se tornou um nicho específico dentro da fotografia. Podemos ver isso por exemplo na cobertura da primeira grande guerra, o grande nome deste período foi o fotografo de guerra James Francis Frank, australiano, que esteve no front como capitão honorário e fez registros raros, de fotojornalismo de guerra, que vemos a seguir:
James Frank
Para conhecer um pouco mais deste grande pioneiro do fotojornalismo de guerra, segue o link: https://zheit.com.br/post/fotografia-da-primeira-guerra-mundial-de-frank-hurley
Neste link material de excelente qualidade e muita informação histórica. O foto jornalismo de guerra traz outro grande nome, este mais conhecido e mais próximo a nós que é, Robert Capa húngaro que registrou o desembarque dos aliado na Normandia além de outras fotos famosas com o tema guerra e é dele a frase que diz o seguinte: "- Se suas fotos não são boas o suficiente, é porque você não chegou perto o suficiente."
Talvez este chegar perto não seja tão somente a questão física, mas também contextual com relação ao objeto de sua imagem, é preciso estarmos próximos emocionalmente da situação, ter um certo envolvimento e aí vou ara um outro tripé da fotografia, que para mim é o seguinte: Enxergar, Ver e Sentir, quando estes elementos estão alinhados temos o alinhamento com o técnico e a foto plena nasce. E isso vemos na fotografia de Robert Capa sobretudo na cobertura na Normandia, que veremos nas fotos a seguir:
Estas são algumas imagens feitas pelo fotojornalista de guerra, Robert Capa. Podemos nestas fotos ver a presença da fotografia documental também, que como disse no início, está no limite do fotojornalismo; isso porque nas duas primeiras fotos é simplesmente a ação militar se desenvolvendo, não uma tempo para pensar na imagem em si e sim simplesmente registrar o fato, o momento que não há de nos levar a alguma reflexão sobre o momento. Já as duas fotos posteriores as do desembarque, estas podem nos levar a refletir sobre o momento guerra. Existe o tempo do pensar, do compor a imagem para poder ter a melhor narrativa nestas escritas.
O fotojornalismo tem em si muitas responsabilidades, quando estamos capturando imagens para informar temos uma grande responsabilidade, porque temos em nossas mãos o poder de revelar verdades que estão veladas, por interesses diversos e na maioria das vezes nada éticos. A seguir apresentar algumas fotografias que fazem o papel de denunciar, de trazer a vista os que estão lançados nas sombras e esquecidos muitas vezes por toda a sociedade. Nesta primeira série o fotojornalismo a denunciar o trabalho infantil nos canaviais .
Paula Simas (1959 -). Fotografia. Acervo: MASP.
João Ripper
O foto jornalismo é uma viagem extraordinária pela história e todos as suas variantes nos apresentando uma realidade nua e crua da vida cotidiana, como as diversas tragédias que enfrentamos, no decorrer dos anos, no Brasil e no mundo, o enfrentamento a Covid por exemplo ou barreiras que destruíram não somente lares, mas vidas e sonhos, individuais e coletivos.
Inundações na Índia deixou mais de 200 mortos (em julho de 2019)
Tornados trazem morte e destruição nos EUA (dezembro de 2021)
Chuva em Petrópolis causa destruição e morte em diversos pontos da sede do município da Região Serrana do Estado.(fevereiro de 2022)
Queimadas vão consumindo a Amazonia (julho de 2020)
Estas são imagens do foto jornalismo que nos apresenta uma realidade hard (dura e crua tantas vezes), o fotojornalismo não se encerra nestes aspectos, temos a cultura, o esporte e muito mais...
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