A fotografia de moda

A primeira fotografia relacionada a moda foi feita por Lady Hawarden, que fotografava a propriedade de sua família… Ela era uma destas mulheres a frente de seu tempo, com certeza.

Com seu trabalho de “moda” ela conseguiu medalhas de prata em um concurso. Hoje suas fotografias, ou melhor, um álbum seu valeu para um colecionador a quantia de 150.000 libras esterlinas, algo em torno de R$ 450.000.000.

Suas modelos foram suas três filhas , e ela explorava a sensualidade e o romantismo de suas filhas mais velhas. Com esta dama começamos nossa jornada no nicho fotografia de moda.


Fotografia de moda vem ganhando espaço e o mercado está cada vez mais se abrindo para este nicho da fotografia. Temos uma nova geração de fotógrafos brasileiros se destacando na fotogrfia de moda , que podemos dizer: nas passarelas iluminadas da moda.

A fotografia de moda não é apenas uma vitrine para estilistas e grandes magazines, é também uma cronica social que vai sendo apresentada a partir do que a sociedade traja.
A moda reflete de certa maneira anseios da sociedade e até mesmo movimentos, ditos libertários, que em determinados momentos usou a moda ara se manifestar e o fotógrafo de modo é o ator que faz, não somente o registro da tendência da moda na sociedade, mas também é o tradutor desta linguagem também visual e, com certeza, dinâmica.

Temos alguns nomes que se destacaram neste nicho também no séc. XX.

Steve Klein ficou conhecido por suas imagens provocativas, com apelo a sensualidade, muitas vezes sombrias.

Klein trabalhou alguns dos destaques da música pop como por exemplo: Madona e Rihana. Nesta sua jornada já emplacou em revistas do mais alto gabarito no universo da moda internacional como a Vogue, considerada a maior referência em moda…

 

 

Outro nome bem interessante deste universo da escrita luminosa na moda é o peruano Mario Testino, um amante incondicional do Brasil.

Seu trabalho é o mais reconhecido internacionalmente entre os fotógrafos latino-americanos de moda. Suas fotos estamparam as capas das mais conceituadas revistas de moda do mundo como a Vogue, Vanity Fair e a QG. E como citado anteriormente ele é um fã do Brasil, chegando a lançar livro de fotos que ele fez em suas visitas ao Brasil e um destaque para as praias cariocas. Ele fez um ensaio com ambulantes das praias cariocas, além de figuras conhecidas do publico, tipo Fernanda Lima, Rodrigo Hilbert e Cauã Reymond celebridades populares. Nesta bela jornada ele nos apresente o universo da moda pelo víeis de cronica de certo modo de costumes. E quando ele faz esta viagem da alta moda dos grandes e glamourosas passarelas e vaia para as praias cariocas e lá apresenta uma outra visão da moda que é capaz de conviver com o trabalhador ambulantes com seus trajes e trejeitos únicos isso nos mostra a diversidade deste nicho da fotografia e o quão rico ele é.

Mario Testino - fotógrafo de moda

Foto capa Mario Testino

 Alta costura foto Mario testino

Ensaio Ambulantes - Mario Testino

 

Fotos Mario Testino Celebridades Cariocas

Por último e não menos importante deixamos o jovem Rafael Pavaroti, atualmente é um dos maiores destaques da cena de fotografia de moda nacional e com uma projeção internacional. Na sua caminhada ele chega a publicar imagens suas em capas de grandes revistas de moda como a Vogue, reconhecidamente a mais conceituada revista de moda, com a escrita luminosa da Beyoncé

Ele começa a sua jornada aos 15 anos nas praias juntos com seus colegas e sua escrita é refinada e sensível tendo uma escrita que vai além e bem além do clique e da visão meramente técnica.

Rafael Pavaroti- Fotógrafo de Moda 

è preciso pensar fotografia sempre e assim sendo, a moda é um terreno vasto para buscar referências e novas visões sobre fotografia.

Sejam sempre bem vindos e bem vindas a este espaço que é de todas as pessoas amantes da fotografia.

Paulo Santana

Comentários

Postagens mais visitadas