FOTO JORNALISMO E SUAS POSSIBILIDADES E LINGUAGENS

O fotojornalismo é mais um ramo da fotografia, que tende o jornalismo é uma especialidade do ramo de fotografia. As imagens produzidas para este nicho é ser o mais claras, explicativas e informativas possível.

Outra forma de descrever esta forma de fotografia é através da sua função. O fotojornalismo visa combinar as técnicas de fotografia e a capacidade descritiva das imagens com o olhar crítico e caráter informativo do jornalismo.

É claro, esse tipo de fotografia não deixa de ser uma forma de arte. No entanto, o fotojornalismo possui características próprias e bem distintas.

O objetivo do fotojornalismo é trazer informações claras e concisas ao observador através das imagens.

Foi pela metade do século XIX que a  fotografia começa a ser utilizada como imagem de informação, mas ainda eram usadas reproduções de gravuras das imagens, para ilustrar as matérias da época...

Poucos anos antes da matade do séc. XIX surge as primeira impressões do que viria a ser o fotojornalismo.

Mas começamos a viver a confusão entre e o autora da foto e a impressão, ou seja, artista da gravura e o fotógrafo quem sertia a autoria final. Pois oa fotografia era recriada em placas de madeira posterior edição ou melhor impressão. A seguir temos o exemplo de fotografia e gravura de uma materia, que é a morte de Victr Hugo  em maio de 1885









Gaspard - Felix codnome Felix Nadar

Neste período a fotografia ganha novos patamares e a começamos a busca da captura da notícia com imagens dando maior veracidade. Durante a Guerra da Crimeia que durou três anos entre 1853 a 1856 o fotojornalismo teve um ilustre representante que fo Roger fenton que era fotógrafo do museu Britanico e foi convidado pelo então editor Thomas Agnew para cobrir os acontecimentos desta guerra e posteriormente foram publicadas gravuras feitas a partir das fotos de Fenton e com isso as matériasa  referentes a guerra tiveram maior veracidade a partir da documentação iconografica obtida com as imagens captadas pelo fotojornalista Fenton.








Roger Fenton







Roger Fenton

O fotojornalismo é uma vertente da fotografia que nos coloca de frente com a realidade seja esta boa o ruim, mas sobre tudo cumpre o importante que tem a fotografia em si, em sua essência que é ser fiel a realidade que vemos ao nosso redor. Isso nos faz lembrar de uma questão que sempre posso lembro a meus alunos que é a ética e a empatia que o fotógrafo e sobre tudo; aquele tira seu  da fotografia.

 Entender que a imagem por nós escrita tem um peso real na vida das pessoas, que a estão lendo ou que são parte desta escrita. 

Por isso é tão importante o fotógrafo jornalista trabalhar, sempre com sua atenção voltada a ética e a empatia em seus momentos decisivos, porque do outro lado de sua lente existe uma realidade que vai ser decodificada por olhos que não estão inseridos no contexto da imagem por ele escrita.
O fotojornalismo trouxe maior veracidade ao que os jornalistas de texto transmitiam até então.
Mas com fotojornalismo veio também chegou a crônica, o documental e  alguns outros segmentos da fotografia que tem a função maior de informar e formar opinião através da imagem.
Fica aqui uma dica importante para quem quer se aventurar por estas veredas da fotografia: consuma o máximo de fotografia e fotógrafos desta área. E claro que também ler estas escritas com um olhar mais crítico buscando a fotografia que está além do quadro a nossa frente além da composição.
Está é  a primeira parte deste segmento da fotografia que estamos abordando que é o fotojornalismo.
No próximo sábado traremos alguns dos melhores fotojornalista do Brasil para darmos uma viagem através de seus escritos luminosos.
Então até mais e boa viagem neste universo da escrita luminosa. 

Paulo Santana

Comentários

Postagens mais visitadas